Dicas Fotografia em Viagem
Fotografia de viagem. Já parou pra pensar na importância que ela tem?
Todo fim de ano é assim. Passamos o ano inteiro trabalhando e esperando os meses mais quentes do ano. Não sei se com vocês acontece isso, mas no início de novembro já começo a ficar animado com o verão que se aproxima. Calor, praia, férias... e viagens. Sim!!! Lembram quando eu falei "o ano inteiro trabalhando"? Pois é. Tudo isso para juntar dinheiro e torrar loucamente em uma viagem, não importa se for para Paris ou para Cidreira.
Então seja lá pra onde tu for nas férias. Tu já pensou como fazer as fotos dessa trip?
Para te ajudar com essa missão de fotografar suas férias eu preparei algumas dicas que vão facilitar tua vida.
Mas primeiro quero te felar sobre importância da fotografia em viagem.
Uma viagem é um momento muito especial onde nos programamos, juntamos dinheiro e escolhemos um destino desejado. E assim como toda fotografia, usamos ela para relembrar aquele momento, documentar e nos ajudar a contar para as pessoas que não foram como foi a viagem.
Todo mundo já se deparou com a situação de se tornar fotógrafo em uma viagem. Isso aconteceu comigo também. A alguns anos fiz duas viagens para Europa, o que gerou mutas expectativas nas pessoas em relação as imagens. Pois eu trabalho com fotografia e estava indo para lugares lindos. Eu era "obrigado" a voltar com imagens sensacionais. Isso me ajudou a criar algumas técnicas e métodos para se ter sucesso nessa missão.
-Não precisamos ter o melhor equipamento do mundo. Embora todos os recursos que as câmeras de hoje em dia nos oferecem devemos estar cientes de até onde nosso equipamento nos deixa ir. Saber quais são suas limitações, seja lá qual for. Câmera compacta, câmera semi-profissional, mirrorless, profissionais DSLR, câmeras de ação, smartphones...
Cuide para não levar muita coisa. Pense que passará o dia pra lá e pra cá batendo perna. Não é nada confortável, e seguro, carregar uma baita câmera junto ao corpo. Mesmo eu, tendo câmeras profissionais, fotografo todas minhas viagens apenas com um Smartphone e uma Go Pro.
-Organização antes da viagem. Certifique-se que não está esquecendo de nada. Baterias, carregadores, cartões de memória... Não esqueça também de levar um notebook e se possível um HD externo ou pendrive. Não corra o risco de deixar as fotos na câmera ou no celular durante toda a viagem. Já pensou se você perder ou for roubado? Back up NUNCA é demais. Faça uma ou duas cópias de segurança toda noite.
-Assessórios podem ajudar. Existem algumas opções que são uma mão na roda na hora de tirar aquela foto. Ainda mais viajando sozinho ou em duas pessoas. Por exemplo um pequeno tripé ou um pau de selfie. Tem algo muito legal também que é "tripé gorila", uma estrutura articulada que podemos agarrar em qualquer lugar.
-Na prática devemos dividir nossa fotografia em dois tipos. Um é "O que eu estou vendo" e outro é "Eu estava lá".
Na "O que eu estou vendo" devemos mostrar os lugares, as paisagens, como se os olhos do espectador fossem teus olhos. E no tipo "Eu estava lá" devemos nos incluir nesses lugares. Então é importante ter o equilibro entre essas duas formas de fotografar. Pois fazendo só um ou só outro teremos uma cobertura fotográfica pouco dinâmica e desinteressante.
-Cuidado com a selfie. Temos que ter alguns cuidados com essa forma de fotografar. O primeiro deles é não abusar. Uma cobertura fotográfica recheadas de selfies não é legal. Outra coisa, é ter muita atenção na hora de fotografar, primeiro enquadre o que você quer mostrar, e depois insira sua rica cabeça (kkkk) na foto. Faça várias opções para depois escolher a melhor. Ah! Estique bem o braço! Usar um pau de selfie ajuda. Mas POR FAVOR, não deixe ele aparecer na foto. Levante um pouco mais seu dispositivo para eliminar o pau de selfie do quadro.
-Saia da zona de conforto. Olhe para cima, preste atenção nos detalhes, faça algumas fotos de ângulos diferentes. Isso fará com tenha fotografias sensacionais da sua forma de ver. Mas não esqueça das fotos tradicionais, as chamadas "fotos de porta retrato". Lembre-se: Equilíbrio!
-Faça de tudo para mostrar o lugar. Parece óbvio, mas mostrar o lugar não é uma tarefa fácil. Existem algumas coisas que podemos explorar para contar sobre aquele lugar e mostrar sua essência. Obviamente devemos fotografar as paisagens e pontos turísticos. Porém além disso podemos mostrar a arquitetura, gastronomia, os nativos... Todos os detalhes para transmitirmos a mensagem da sensação de estar lá.
-Faça um diário de bordo nas redes sociais. Mostrar instantaneamente sua viagem pode enriquecer muito nossa experiência. Mas poste apenas o necessário, não poste muitas fotos. Escolha as melhores. No máximo 3 fotos de cada dia. Conte na legenda sobre o lugar, como foi pra você estar ali. E é aí que vem o pulo do gato. Diga qual seu próximo destino, pois os amigos que estão acompanhando seu diário de bordo podem te dar dicas valiosas sobre a próxima parada. Interaja com seus espectadores. Isso vai gerar mais engajamento nas suas postagens e terá chances de receber mais dicas.
-Não pegunte! Essa é uma técnica que uso muito nas minhas viagens. Digamos que tenha um lugar que tu queria tirar uma foto, mas você tem duvidas se é permitido. Ao invés de perguntar para alguém se pode e correr o risco de levar um "não", vai lá e fotografe. Se caso alguém te xingar peça desculpas educadamente e saia. Mas ao menos saia da lá com sua foto. A não ser que sua viagem seja para a Coreia do Norte, hahahaha.
-Organização dos arquivos. Não jogue suas fotos soltas em uma unica pasta no notebook. Use uma pasta para cada dia. Eu uso a seguinte forma de nomear as pastas
Nome da Viagem_Data_Informação do dia_câmera. Por exemplo Viagem Rio de Janeiro_2018_05_18_Maracanã_Iphone Pedro.
Mas toda essa neura para organização dos arquivos serve para a última e a mais importante dica a ser cumprida...
-IMPRIMA! Chegue em casa após a viagem e tire alguns minutos para separar as melhor fotos. Não corra o risco de deixar essas fotos só no computador. Já parou pra pensar quantas vezes vocês já abriu as fotos do seu computador para vê-las?
Hoje existem várias opções de impressão de fotografia. Das mais caras, como os foto livros até as mais baratas como as tradicionais 10x15. De nada adianta viajar para lugares maravilhosos e fazer belas imagens se não podemos sentar ao redor de uma caixa de fotografia e reviver cada momento ao longo de anos.
Agora que vocês já sabe como fotografar sua viagem é só fazer as malas, pegar sua câmera e curtir como nunca suas férias. Qualquer viagem, por mais simples que seja, é algo inesquecível. Boa Viagem!
Por Pedro Santos