Imagem capa - Por Que Amamos estar em Casamentos? por Pedro Santos
Casamento

Por Que Amamos estar em Casamentos?


Casamentos sem dúvidas são especias. Uma reunião para celebrar e comemorar o amor de duas pessoas. Uma festa de casamento pode nos trazer várias surpresas e emoções inesperadas. Muitos dizem que as festas de casamentos são iguais na sua maioria, acredito que por ter cronogramas previsíveis. Por exemplo, entrada dos padrinhos, do noivo, pagens, entrada da noiva, votos, troca das alianças e beijo. Mas mesmo os casamento, seguindo esses passos, discordo que são todos iguais.
Sempre amei estar em casamentos! E mesmo tendo fotografado mais de 100 casamentos, até algum tempo atrás não conseguia descrever o porquê eu fico tão fascinado em um casamento.


Como fotógrafo, sou provavelmente uma das pessoas que fica mais tempo presenciando os momentos do casamento, desde o making of dos noivos até a hora que a galera está se entregando na pista de dança. E por isso consegui perceber o que me move a fotografar casamentos e me faz acreditar que cada casamento é único.
Apesar do cronograma e a estrutura da festa se repetir consigo ver os encantos nos detalhes. Aí está a grande diferença.
A começar pelos encontros. Neste dia somamos a alegria e expectativa ao fato de pessoas queridas que muitas vezes não se veem a algum tempo se encontrar. Para muitos um abraço parece simples, mas a energia gerada nesses encontros é algo que mexe comigo. Talvez pelo fato da minha família morar toda espalhada, consigo entender a força de um reencontro, de um "matar de saudade".


Mas são muitos os detalhes que mexem comigo durante esse dia. Algo que, às vezes, passa desapercebido e tenho o privilégio de presenciar e mais do que isso, fotografar! Por exemplo, quando a noiva coloca o vestido, e se olha no espelho. É o momento em que a ficha cai, ela percebe que tudo que foi sonhado está à 10 minutos de se tornar realidade. Que a partir dali ela vai entrar no carro e a próxima parada será o altar. Também quando o pai vê sua filha vestida de noiva pela primeira vez. Todos os sentimentos da noiva dentro do carro esperando para entrar na igreja. As reações das pessoas, principalmente do noivo, quando a porta da igreja abre. A conexão que a noiva busca com quem está nos primeiros bancos perto da porta logo quando chega no corredor. O momento que ela e o noivo se veem pela primeira vez, um de cada lado da igreja. Quando o pai entrega sua filha para o noivo, todo o sentimento do aperto de mãos e o beijo na testa da filha, é pra mim um dos momentos mais importantes. Quando os noivos trocam olhares no altar. Sentem as mãos um do outro. As olhadas de canto de olho que ele dá pra ver o quanto ela está linda. A reação dos convidados na hora dos votos. Os olhos, que de uma hora pra outra enchem de água. E por aí vai...


Percebendo essas detalhes mudo a forma de fotografar. Mudo o jeito de me conectar com o momento. Não estou lá para fotografar um casamento, estou lá para fotografar como essas duas pessoas se sentem casando.
Sou louco por momentos memoráveis! Sério! Se tem algo que me deixa empolgado é presenciar momentos especiais e únicos. Como um fato histórico, um show de um artista consagrado, uma final de campeonato. Vejo o casamento como um momento assim.
Somos movidos pelos nossos sonhos e nossos objetivos. E um dos meus sonhos é seguir a vida presenciando os sonhos das pessoas se realizarem. E ajudá-las a lembrar isso ao longo dos anos.


Um casamento pode ser o maior sonho de duas pessoas e tenho o orgulho de dizer que eu estive lá. Vivi cada segundo, percebi cada detalhe, todos os sorrisos, me emocionei junto. Sou grato pela oportunidade de estar ao lado dessas pessoas em um momento tão mágico. Sou grato pela conexão que tenho com os noivos a ponto de depositarem em mim a confiança de fotografar algo tão importante. Conexão essa, que me fez escolher fazer poucos casamentos por ano. O que me proporciona ficar ainda mais próximos dos noivos, das famílias e das histórias.


A fotografia me proporciona experiencias incríveis que me alegram, me divertem e me emocionam. E minha forma de retribuir é trazer essas mesmas experiencias para quem vê minhas fotografias.
Mas o que mais me deixa emocionado e realizado não são só as experiencias, os lugares maravilhosos pelo mundo que conheci, mas sim as pessoas maravilhosas que conheci. No fundo é isso que me move para fazer o que eu faço, conhecer pessoas que vou levar comigo pra sempre.


Por Pedro Santos


Quer ver os casamentos que estivemos?

 Te convido a clicar AQUI. :D