Imagem capa - Vale a pena fazer vídeo de Casamento? por Pedro Santos
DicasCasamento

Vale a pena fazer vídeo de Casamento?

Como todos sabem eu sou fotógrafo e faço apenas as fotos do casamento. Mas muitos noivos que eu atendo me perguntam se vale a pena fazer o vídeo no dia do casamento, me questionando se pelo fato de já terem contratado a cobertura fotográfica, contratar outro profissional para fazer o vídeo se torna algo dispensável.

Sempre digo que uma coisa não podemos negar, o vídeo de casamento mudou muito de um tempo pra cá. Antigamente os vídeos eram filmes na íntegra, massantes e que duravam mais de duas horas. Algo nada atrativo e impossível de se assistir mais de uma vez.

Já hoje muita coisa mudou. A forma de fazer vídeo evoluiu, assim como os equipamentos, as técnicas de captação e os profissionais que prestam esse serviço.

Outra coisa que mudou muito foi a forma de contar a história do casamento. Cenas com jeito de cinema, inspiradas no que tem de melhor relacionado a audiovisual nos proporcionam cenas de tirar o fôlego. Unindo imagem e som de uma forma linda para mostrar todos os detalhes de um dia tão especial.

A fotografia é uma lembrança tradicional e indispensável, que transcende gerações. Algo que será visto pelos filhos e netos por muitos anos assim como já acontece. Uma lembrança com uma carga emocional enorme e valor incalculável.

O Filme de Casamento é uma forma diferente de relembrar, porém com o mesmo peso de importância da fotografia. Sempre digo que o fotografia e o vídeo se complementam.

A principal característica do vídeo é nos proporcionar lembranças em movimento. Onde é possível recordar como foram os carinhos que os noivos trocaram no altar, o olhar que deram um para o outro, a reação do pai ao ver pela primeira vez sua filha vestida de noiva, o abraço apertado que ele deu no noivo ao conduzir sua filha até ele, toda a emoção das pessoas presenciando tudo isso e por aí vai...

Depois de um certo tempo, com a fotografia, é possível relembrar como foi emocionante na hora dos votos, por exemplo. Mas será que os noivos irão lembrar exatamente o que foi dito um para o outro? Assim como toda a ambiência, os sons, etc...

Outro fator importante, e na minha opinião um dos mais significativos, é que assim como a fotografia, o vídeo também será visto daqui a muitos anos. E inevitavelmente as pessoas queridas que estavam no casamento vão nos deixando. Porém o vídeo nos proporciona uma das lembranças mais especiais de quem já se foi, a voz! Porque com o passar do tempo nós vamos esquecendo até de como era a voz dessas pessoas. E ter a oportunidade, depois de anos, de ouvir essa voz mais uma vez falando algo bonito para os noivos em um depoimento, nos traz ela de volta para mais perto. Assim como nos leva de volta para um dia inesquecível como o casamento.

Então temos a possibilidade de ter essa lembrança importantíssima. E que se complementa à fotografia.

Esqueça aqueles vídeos longos e chatos. Hoje podemos ter verdadeiros filmes de cinema dinâmicos, curtos, envolventes e emocionantes que contam a história do dia mais feliz da vida de duas pessoas, o casamento.


Por Pedro Santos


Curtam exemplos de vídeo de casamento (Roger Andrade Filmes)